Desde já, bem vinda, bem vindo, bem vindes em nossa celebração da Kwanzaa. No sexto dia da Kwanzaa temos como princípio a KUUMBA que significa criatividade.
Kwanzaa é uma celebração da família, comunidade e cultura, é realizada por algumas comunidades afro-americanas da Diáspora Africana desde 1966.
Caso tenha perdido o texto de ontem, compartilho por aqui, ou seja, confira lá.
Sexto princípio da Kwanzaa – KUUMBA – Criatividade
Kuumba é o compromisso de ser criativo no contexto da vocação da comunidade nacional de restaurar nosso povo à sua grandeza tradicional e, assim, deixar nossa comunidade mais benéfica e bonita do que a herdamos.
O princípio KUUMBA tem uma dimensão social e espiritual e está profundamente enraizado nos ensinamentos sociais e sagrados das sociedades africanas.
No antigo Egito, a criatividade era um ato original ou imitação do Criador e um ato restaurador. Sendo visto como um reflexo do Criador constantemente empurrando para trás as correntes de caos e decadência, e revitalizando e restaurando a energia natural, espiritual e cósmica do mundo.
Considerada uma obrigação espiritual e ética renovar e restaurar constantemente as grandes obras, o legado dos ancestrais e a energia criativa do líder e da nação.
Sendo realizada a prática do fazer Maat, isto é, reafirmar e restaurar a verdade, justiça e retidão, harmonia, equilíbrio, ordem, retidão, etc. Cada faraó viu seu reinado, então, como um da restauração de Maat, ou seja, a reafirmação, restabelecimento e renovação do bom, do belo e do certo.
Kuumba: “Fazer sempre o máximo que pudermos da maneira que pudermos para deixar nossa comunidade mais bonita e benéfica do que quando a herdamos.”
Exercício e reflexão do dia
No exercício e reflexão do dia quero poder trazer a reflexão de que a criatividade é uma característica dos povos negros.
Não é à toa que dizemos o brasileiro é um povo criativo, assim como os africanos, latinos e caribenhos, está relacionada as nossas raízes africanas. É através dela que estamos neste mundo criando e recriando nossas histórias.
A vida de uma viajante tem dessas ela cria e recria a todo momento, assim como sacode a poeira e usa meios de subsistência. Aliás, aprendemos todas essas artimanhas com nossas avós, mães e irmãs, como usar à criatividade ao nosso favor.
Talvez você um emprego, uma renda, mas só isso não é o suficiente para o fechamento do mês, para momentos de lazer. Convido à você para que saia da sua zona de conforto. Use sua criatividade além dos momentos de crise, como dizem em África, ninguém vive de uma renda só.
Em suma, que essa criatividade seja PRAZEROSA, que você possa fazer dela algo leve e não uma obrigação. Acredite na sua criatividade para conseguir alcançar os seus e objetivos e da sua comunidade.
Deixo a música do dia para vocês:
Por fim, saiba que este texto foi escrito por Rebecca Aletheia.
Muito bom o conteúdo! Parabéns!
Oh, obrigada!! Bem vindo sempre em nosso Site!