Em primeiro lugar, bem-vinda, bem-vindo, bem vindes de volta em nossa celebração da Kwnzaa. No terceiro dia da Kwanzaa temos como princípio a UJAMAA que significa Economia Colaborativa.
Gostaria de agradecer imensamente pela leitura desses textos, foi através da Kujichagulia – autodeterminação que eu tenho escrito sobre os 7 princípios após estudá-los no decorrer do ano.
Antes de mais nada, caso ainda não saiba o que é a Kwanzaa. É uma celebração criada pelo Professor Dr. Maulana Karenga, realizada por algumas comunidades afro-americanas da Diáspora Africana desde 1966. Sem nenhuma ligação religiosa e muito menos vem como substituição ao Natal.
“Kwanzaa oferece um novo diálogo sobre a cultura negra, sobre nossas contribuições positivas para o mundo, e não apenas o estigma negativo da raça“
Dr. Adam Clark
No dia anterior da nossa celebração da Kwanzaa, falamos sobre a UJIMA, que é sobre o trabalho coletivo e responsabilidade. Caso não tenha lido, deixo o link para que possa fazer essa leitura.
O quarto princípio da Kwanzaa – UJAMAA – Economia colaborativa
O quarto princípio da Kwanzaa – UJAMAA significa economia cooperativa. É a base do que vimos ser concretizado nas redes sociais com a popularidade do famoso Black Money.
Como resultado a Ujamaa nos ensina a apoiar uns aos outros e construir negócios que beneficiem toda a comunidade e a ajudem a prosperar.
A ideia por trás dos movimentos Black Money é trocar o dinheiro dentro da comunidade primeiro, ou seja, fornecendo empregos para a nossa comunidade. Ao passo que estaremos aumentando a renda média, trazendo mais oportunidades para mais empreendimentos e expansão de negócios em nossa comunidade.
Quando falamos sobre a UMOJA (unidade) UJIMA (trabalho coletivo e responsabilidade), é também pensar UJAMAA. Se você tentar levantar algo pesado sozinho, será muito mais difícil do que se outras pessoas o ajudassem. Dessa forma, quanto mais trabalharmos juntos para elevar nossa comunidade, mais fortes seremos.
O que há para aqueles de nós que não possuem negócios? Quando as empresas em nossa comunidade estão indo bem, nossa economia prospera, ou seja, quanto mais o nosso dinheiro circular em nossa comunidade, mais famílias ajudamos.
As empresas que estão prosperando e podem oferecer mais produtos e serviços, expandir seu horário e oferecer produtos de melhor qualidade. Os proprietários de empresas podem contratar mais pessoas e pagar mais aos seus funcionários – para que suas famílias possam crescer e prosperar – espalhando a oportunidade de construir riqueza para mais pessoas.
Reflexão e exercício do dia
A primeira coisa a saber é que o seu dinheiro tem muito valor. Você ralou muito por cada centavo, tire a palavra gastei do vocabulário e use a palavra INVESTI. Esse investimento está sendo em primeiro lugar para você e consequentemente para os seus, os nossos.
O segundo exercício e não preciso dizer compre de pessoas pretas, mas irei mais além dos pequenos e médios produtores negros quero que reflita alguns pontos:
A população negra latina, americana, caribenha e africana vive em sua maioria trabalhos autônomos, atuando em projetos sociais, arte, cultura e lazer. Em síntese nossas mentes, nossas obras, nossas artes precisam também serem vistas como valor monetário, não é à toa que investimos em festas e shows caríssimos.
Quantos projetos sociais, artistas independentes você incentivou neste ano além do natal? De todo o seu dinheiro investido, separe dinheiro para investir neste ramo também, nem que seja R$5,00 por mês. Não pense no valor pense que se cada um fizer será um montante e para cada vitória de uma ou um é a vitória da arte e da cultura preta.
A terceira e última reflexão do princípio UJAMAA, não existe nada de graça nesta vida. A onda de recebidos do dia, me dá um brinde, pode fazer de graça? Não é correto para com os nossos. Acredite no universo da troca, o dinheiro existe para isso, mas se não há dinheiro há outros modos de se pagar. E lembre-se só prometa o que se pode e como se pode pagar a palavra é uma!
UJAMAA – Economia Colaborativa
Por fim, deixo aqui a música do dia. Gosto da frase da música em que diz:
Por quê você não vem me dar apoio do jeito que você sabe que pode!
Todas as coisas que você compra, nós vendemos;
Todas as coisas que você precisa, nós fazemos;
O que não temos nós criamos
Este texto foi produzido por Rebecca Aletheia