Neste texto iremos falar sobre Afroturismo em Alagoas, e nada mais justo que falar da Terra da Liberdade, Palmares. Antes de mais nada, vou me apresentar, meu nome é Érica Rocha, nasci em Salvador e aos 20 anos me mudei para Maceió.
As vezes fico me perguntando o que vim fazer em Alagoas, se moro aqui quase metade da minha vida? Por todos esses anos não houve um dia que eu não sentisse saudade da Bahia.
Já planejei voltar diversas vezes, mas sempre acontece alguma coisa que me faz ficar.
Em uma das idas mais recentes a Salvador – antes da pandemia – lembro de dizer a minha mãe que não sabia explicar, mas que sentia que tinha uma missão por aqui.
E sempre recebo a confirmação disso.
Ontem foi um dia desses, durante uma reunião com pessoas de SP rolou um papo sobre viagem e eu acabei falando do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que fica localizado aqui em Alagoas, fiquei surpresa, como assim ninguém conhece a história do Quilombo dos Palmares, de Dandara, Zumbi, Aqualtune, Gangazumba?
Não deu outra, indiquei o Tour Virtual “Palmares, Terra da Liberdade”.
Projeto que me sinto muito honrada por ter participado, por ter sido equipe, um produto necessário que agora está acessível a todos na internet.
Uma experiência que recomendo a todos os brasileiros, bem como, não existe história do Brasil que não atravesse a história de Palmares.
Nesse sentido, se você é brasileiro e não conhece a história de Palmares tem uma parte muito importante da história do seu país que você desconhece.
O tour virtual é minha estréia no audiovisual alagoano, segmento formado predominantemente por homens brancos.
Ao mesmo tempo, acredito que foi isso que eu vim fazer em Alagoas!
Vim me tornar uma mulher preta, periférica, roteirista audiovisual, vim propagar a história de Palmares! Assim como, vim para boicotar as estatísticas e para pisar naquele solo sagrado!
Sou muito grata a Alagoas, grata pelo meu companheiro e neto alagoanos, por meus amigos, por tudo que eu vivi e construí nessa terra até aqui, por ter recebido muito mais do que eu sou capaz de retribuir.
Você já subiu a Serra da Barriga?
Em Alagoas é bastante comum a expressão “você já subiu a Serra?”, que é para saber se você já pisou no solo sagrado.
E é sagrado mesmo, só sabe quem vive e se permite sentir. O Quilombo dos Palmares emana uma energia inexplicável, cada pessoa relata um sentimento particular.
Me sinto conectada com minha ancestralidade, é como se estivesse reverenciando cada preto escravizado que deu a sua vida por nossa liberdade.
O Quilombo dos Palmares foi o maior palco de luta e resistência contra o sistema escravocrata das Américas, Zumbi dos Palmares, Herói Nacional, ou seja, foi o líder que ganhou maior reconhecimento.
Em 2017 o Parque Memorial Quilombo dos Palmares foi considerado Patrimônio Cultural do Mercosul, ou seja, Palmares é a nossa Wakanda Ancestral.
Tour Virtual – “Palmares, Terra da Liberdade” – Afroturismo Alagoas
O tour virtual “Palmares, Terra da Liberdade” estreou em Maceió no dia 20 de novembro de 2020, no MCZ Play, evento de empreendedorismo organizado pelo Sebrae Alagoas, o tour foi produzido com o intuito de proporcionar uma experiência virtual guiada pela anfitriã Dandara ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
Imaginávamos que devido a pandemia o acesso a Serra da Barriga seria bastante restrito no dia 20 de novembro, foi para manter a tradição de “subir a serra” no dia 20 – especialmente para os alagoanos – que o tour virtual foi produzido.
Dessa forma, “Palmares” está disponível no Canal Youtube do Sebrae Alagoas.
Por fim, peço que prestigiem e divulguem, o objetivo é que o tour tenha o maior alcance possível, vamos espalhar a história de Palmares até que todos os brasileiros saibam o que aconteceu aqui.
Alagoas, terra da liberdade!
Escute ao Podcast da Bitonga Travel e saiba mais sobre Alagoas
Mas já aproveite esse post e conte pra gente, você já subiu a Serra da Barriga, conhece Palmares? Sabe da importância desse solo sagrado? Conte pra gente
E uma dica importante, caso vá a Serra da Barriga, não deixe de conhecer a Dandara! Em suma, será uma experiência incrível, só vai.
Querendo viajar em grupo, embarque nessa viagem com Afrotrip em outubro de 2022 – Maceió e Palmares.
é Relações-Públicas, empreendedora criativa, ex-sócia e co-fundadora da Alagoas Cultural – a primeira operadora de turismo cultural de Alagoas.
One thought to “Palmares – Terra da Liberdade! – Afroturismo em Alagoas”