Os benefícios de Viajar com a Mãe da 3• idade

As maravilhas de viajar já são conhecidas e relatadas por muitos. Os desafios e glórias de viajar sozinha, também, já tem ganhado mais fãs – (graças a Deus).

Por isso, gostaria de te convidar para conversar sobre viajar com sua mãe.

Você lembra a última vez que viajaram juntas? Era ela quem tinha que te arrumar para viajar?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a terceira idade começa aos 60 anos em países em desenvolvimento e em países desenvolvidos aos 65.

E é notável, como as pessoas têm chegado a essas idades com disposição para aproveitar e muito.

Só esse ano fiz 3 viagens com minha mãe, Ana Maria Marciano, jovem senhora, aposentada, de 63 anos. Fomos a Santiago do Chile, Manaus e Salvador.

Quando se viaja com a mãe na idade adulta, conseguimos resgatar a rotina do cuidado, aprofundar a descoberta dos gostos e estreitar laços.

O planejamento do roteiro precisa ser feito com alguns cuidados como: quantidades de escadas e grau de dificuldade para acessar os lugares.

Rota de banheiros e a pousada/hotel/hostel, ou seja, a hospedagem, tem que ter boa acessibilidade, seja de localização na cidade visitada, assim como para os quartos.

Roteiro feito e hospedagem escolhida, se prepare para a aventura e perceber as mudanças. Agora, pode ser, que algumas vezes você tenha mais experiências que sua mãe em determinas coisas. E a troca vai ser incrível, pois afinal, ela já te ensinou muito, se não tudo até aqui.

Santiago do Chile

Na idade adulta, sua mãe, pode ser uma grande parceira de aventuras e vocês se divertindo, podem estar fazendo um super bem a saúde dela. Pois, ao ter os passeios e os destinos agendados durante a viagem, você tira a pessoa da 3º idade da rotina, além de incentivá-la a fazer mais exercícios.

Isso, pode ser um grande estímulo, para que ela passe a ter interesse em praticar atividade física com frequência. Pois, se ela estiver se preparando, terá mais chances de aguentar conhecer diferentes lugares  e não ficar limitada para fazes alguns passeios,  por falta de preparo físico.

Sem contar, o fato de conhecer culturas, lugares novos e ter novos aprendizados, serem grandes estímulos para memória e prevenção de doenças como Alzheimer.

Santiago do Chile para quem tem o gosto por degustar bebidas alcoólicas, pode ser um bom destino, pois as vinícolas fazem degustação de vinho,  com explicação, onde há bastante disponibilização de informação e conhecimento, junto com o consumo da bebida. Além dos museus, é uma viagem que proporciona, diversos e consistentes aprendizados.

Manaus é um ótimo destino para os apreciadores de boa comida, conhecer o Teatro Amazonas é uma aula de história do Brasil. Não podendo faltar o passeio para conhecer a Aldeia de Índios, mergulhar com o boto e o Encontro das águas no Rio Negro.

Essa viagem é muito tranquila, não requer muito esforço, sendo o mais radical, o mergulho com os botos, onde você mergulha de colete e o boto vem até você.

Agora, Salvador, é viagem de sombra e água fresca e um balde de cultura! Se não quiser, é possível fazer a viagem com grau de dificuldade baixíssimo, tendo muita informação e conhecimento enquanto caminha pelo Pelourinho, almoça no restaurante do Senac e conhece as mais ou menos 365 igrejas, que a cidade tem.

Salvador

Se existe melhor forma de cuidar da saúde e ainda criar um monte de memória  linda com a sua mãe, eu não descobri ainda – por isso, trato de viajar com minha.

E você, como tem cuidado da saúde da sua ?

Juliana Marciano

Eu sou Juliana Marciano, Pedagoga de formação pela UFF, pós graduada em Marketing pela FGV e viajante por vocação e trabalho. Aprendi a viajar sozinha fazendo mochilão pela Europa,onde conheci França, Holanda, Itália e Espanha. Depois, viajando a trabalho, me viciei em conhecer cada cantinho e cada pessoa habita a Terra. Como Votuporanga, Canadá, Passo Fundo, Washington, Natal, New York, Manaus e outros. E por que #viajandocommarciano? Passei a entender que todo lugar e todos os terráqueos têm algo a ensinar e te proporcionar uma super viagem. Por isso, viajar não é gasto é investimento. E quando uma mulher negra viaja é resistência, pois “Quando uma mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela” - Ângela Davis

3 thoughts to “Os benefícios de Viajar com a Mãe da 3• idade”

  1. Super incentivo para não ficar só no papel. Parabéns pela excelente escolha do tema. Fantástico, e que venham muitas outras viagens de vocês para nos relataram.

  2. Oi Juliana tudo bem,
    No ano que vem vou me aposentar e quero fazer uma viagem com a minha mãe, uma senhora de 86 anos, com uma boa saúde ,boa mobilidade e quero algumas dicas de roteiro etc, e tenho essa pegada de afroviagens, esse ano viajei com a minha irmã para Ouro Preto com a Bafrica ,se vc souber de alguém ou grupo pra trocar informações.
    Grata Luciana

    1. OI Luciana, como vai tudo bem? A Brafrika é realmente uma excelente agência para essas viagens, bom a princípio não sabemos de grupo, mas iremos anunciar por aqui assim que possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *