A pergunta que não quer calar, o que fazer em Ilha Grande? Em primeiro lugar, é um lugar que eu, Dandara Rosa – Dandarix tem o meu coração. Já visitei este paraíso algumas vezes (não lembro quantas) e tive diferentes experiências, tanto que só descobri a existência do Pico do Papagaio no ano passado. A Ilha tem mais de 100 praias, montanhas, cachoeiras, ou seja, acho difícil esgotar as opções por lá. Mas, estou aqui para dar algumas sugestões, você pode:
Passeios de Barco
Em contrapartida, é possível fazer passeios de barco: Meia Volta ou Volta à Ilha, Ilhas Paradisíacas, Super Sul e outros… Todos são lindos! Não precisa perder muito tempo decidindo entre eles.
Trilhas
Fazer trilhas: no site da Ilha você encontra umas 16 possibilidades de trilhas. Sim, tudo isso! Eu amo andar pra Lopes Mendes desde o Abraão. É a minha praia favorita e acessível apenas por trilha. É possível pegar um barco até à praia do Pouso e andar apenas uns 20 minutos, mas, de qualquer jeito, você precisa fazer nem que seja uma pequena trilha até Lopes Mendes.
Acampar
Acampar: apenas nas área permitidas e sendo responsável com o lixo que você produz.
Ficar de Boa
Ficar de boa na Vila do Abraão: lembrando rapidinho, eu consigo pensar na Praia do Abraão, Praia Preta, Praia do Canto, Praia da Crena, Praia da Júlia, Praia do Abraãozinho e Poção (cachoeira). Tem restaurante, barzinho, forró, música ao vivo, umas cachaças e comida boa ( comam peixe com banana).
Remar
Remar: e não é que a galera dá a volta a Ilha de canoa havaiana? 🦾
Por fim, antes de terminar e antes de você me perguntar de como chegar, deixo aqui aquela super dica, mas aquele spoiller é Conceição de Jacareí. Tem estacionamento pra deixar o carro, tem ônibus que para pertinho do cais e saídas constantes de taxiboat. Mas deixo aqui a minha outra publicação:
Só vai!
“Dandara é professora e viaja porque acredita que o conhecimento ultrapassa as paredes das Instituições Educacionais. Ama uma praia e um trekking cujo único peso que precisa carregar é o de sua mochila.”