“E por ver que não achava aquilo que se encaixava no que eu buscava nas agências, eu decidir ser essa agência.” Camila França (Negras Viajantes que inspiram)
Nós da Bitonga Travel escolheremos uma mulher por mês para que possamos compartilhar suas histórias como mulheres negras viajantes que inspiram.
A entrevistada do mês, é Camila França, uma jovem mulher negra, empreendedora e dona da agência de turismo Rotas Viagens e Experiência.
Camila, conte um pouquinho sobre você.
Depois de muito tempo tentando me entender e entender o meio em que estava, passando por um processo de depressão, mudanças de estado, acho que hoje eu finalmente estou mais perto de quem sou eu.
Gosto de estar no mundo sempre que possível, para conectar com o novo, dentro e fora de mim.
Não sou muito de só visitar, acabo morando por agum tempo nos lugares.
Fiquei 5 meses no Rio de Janeiro, 3 na Bahia e 2 no Chile, essas experiências me transformaram muito profissionalmente e pessoalmente, onde hoje os dois se completam.
Como já disse o turismo é minha profissão e minha vida.
Viajar para você é?
Minha vida! A viagem me ajudou muito em um período de depressão, e logo após mudar para Rio de Janeiro, comecei a pensar que além de ser algo que amava no pessoal, poderia ser no profissional também.
Então sempre falo que viajar, é o que me move, é o que me defini.
De onde surgiu a ideia de uma agência de turismo?
A ideia surgiu de poder fazer a diferença através de algo que amo tanto.
De poder mostrar para as pessoas que o turismo é transformador, interno, externo, social. Por não encontrar aquilo que se encaixava no que eu buscava nas agências de viagem/turismo, eu decidir ser essa agência.
Para você qual é importância do turismo sustentável?
Total, por que vemos o sustentabilidade só ligado ao meio ambiente, mas quando na verdade tem que ser social, financeiro e totalmente sustentável, pra ser um turismo de troca, trocas boas, entre o espaço e o visitante.
Como o Rotas Viagens e Experiências tem atuado?
Hoje de forma mais responsável, não somente com os clientes, mas com o destino e parceiros. A importância de que os 3 sejam complemento tem me mostrado um retorno muito grande de quem viaja comigo.
Estamos entrando agora mais para o turismo de experiência e de base comunitária (TBC) procurando sempre tentar conhecer o destino para oferecer algo que não seja só um lazer, mas uma conexão.
Conte mais sobre esse Turismo de Base Comunitária
Mais conhecido como TBC (Turismo de Base Comunitária), é um turismo voltado mais para o contato direto com as comunidades locais da região, além de ser desenvolvido por eles, onde se capacitam os moradores para que o Turismo seja uma fonte de renda, com retorno direto para os mesmo.
O contato com essa população é extremamente importante, ajuda a fortalecer culturas, e a recuperar tradições, além de mostrar um respeito que acabamos não tendo com os que ali vivem.
Afinal eles são os guardiões dos lugares em que visitamos.
Viagens em comunidades como vocês tem atuado?
Eu decidi iniciar um novo caminho no rotas, de trabalhar com TBC, mas a ideia de poder passar mais do que fomos, para que entendamos quem somos.
De respeito por aqueles que levam tanto, de geração para geração, de fortalecer as comunidades locais e trazer para as pessoas o turismo cultural.
Isso em todos os tipos de comunidades, não só quilombola, é o que falta no turismo, para que as pessoas respeitem mais, os moradores e o espaço que eles vivem.
Quais são os próximas vivências para 2020?
Março – 13/03 a 15/03 Parati Mirim – RJ
Maio – 30/04 a 03/05 Parati Mirim – RJ
Julho – 08/07 a 12/07 Serra Gerais -TO
Outubro – 08/10 a 14/10 ou 22/10 a 28/10 Deserto do Atacama – Chile
Deixamos aqui o contato dessa mulher da série mulheres negras viajantes que nos inspiram diariamente a fazer o que amamos.
Nome completo – Camila da Silva França Souza https://www.instagram.com/cami_franca/
Nome da sua empresa – Rotas Viagens e experiência
Redes sociais – Instagram – https://www.instagram.com/rotasviagens_experiencia/
WhatsApp – +55 (11) 97958-7378
E-mail – rotasviagensetrilhas@gmail.com
Apoie empresas de turismo geridas por mulheres negras.
3 thoughts to “Mulheres negras viajantes que inspiram”