Em primeiro lugar, o dia 7 de Abril é celebrado o Dia da Mulher Moçambicana e vamos falar de 5 viajantes pretas que você precisa conhecer, afinal de contas o nosso assunto favorito é viagem. Mas, antes de tudo vamos falar um pouco sobre essa data.
A data é um alusivo e memória do aniversário de morte de Josina Machel (1945-1971), uma combatente da liberdade de Moçambique, ou seja, uma das heroínas nacional. Contudo, em 25 de junho de 1975, Moçambique conquistou sua independência de Portugal após uma década de guerra pela libertação.
Ao mesmo tempo, temos mulheres incríveis da atualidade que dão um espetáculo e inspiram diariamente quando o assunto é fazer história através de suas narrativas e viagens, são elas:
Chelsea Nzualo
Realizando um mochilão pelo Brasil mais de 1 ano, trás muita vivência e experiências incríveis pelo Brasil e mundo, aquela inspiração de mulher preta que te fará ficar mergulhadas em suas histórias, assim como te fará cair em muitas gargalhadas.
” Com a intenção de conhecer alguns países da América do Sul, Ásia e África, terminei “vivendo” em um país continental por um ano, Brasil. (E nada é por acaso) . Como falar dum ano tão particular, marcado por uma pandemia mundial, introspecção obrigatória e muito mais. Não sei quantos caracteres seriam suficientes para partilhar o meu 2020, uma verdadeira mistura de aprendizados, emoções e encontros.” – Chelsea Nzualo
Atija Assane
Uma pássara que viaja, de mochila às costas, uma tenda/barraca na mão e amor no coração. Assim como é aquela tipo de mulher para se apaixonar e amar em insporações de viagens em seu próprio país e adjacência e não mede esforços para se imergir entre montanhas, rios e aventuras pelo mundo.
“Desde que me conheço como gente, escalar uma montanha era a última das coisas a ser pensada em fazer!!! Mudar de ideia foi a melhor decisão que tomei!
I did it 🙏” Atija Assane
Tina Tadeu
Vamos falar de uma viajante preta moçambicana apaixonada por ecologia e meio ambiente de tirar o fôlego quando o assunto é apaixonada animais, insetos e plantas, ou seja, imersa no mundo animal e com uma experiência acadêmica. Ao mesmo tempo que vive no Norte de país, Não mede esforços para estar entre norte, Centro e Sul do país imensra no universo da fauna e flora.
“A biodiversidade começa aqui… quando Moçambicanos de vários pontos do país se juntam em prol da conservação…
………Prontos Para Conservar o Meio Ambiente……” Tina Tadeu
Beatriz Majoi
Assim como temos a viajante que compartilha viagens e passeios ao redor do mundo. Se aventurar é com ela mesma, ama bicicleta, uma mulher de exalar amor, carisma, paixão e simplicidade.
“Viaje e volte com a mala repleta de alegria, sorrisos, lindas recordações e ótimas histórias pra contar.”
Beatriz
Eliana N´Zualo
Por fim e não menos importante a viajante, escritora, produtora, contadora de história, podcaster, artista e fabulosa mulher, adjetivos faltam para uma mulher do universo criativo.
Criatividade é uma cena muito louca. Quanto mais tu treinas, mais usas, mais tens. E isso atrai pessoas criativas e projectos criativos também, o que por sua vez alimenta o fluxo de criatividade na tua vida.
Faço um esforço consciente para chamar para os meus projectos pessoas que eu sei que sabem mais do que eu, são tão talentosas (ou mais) do que eu e que vão estimular a minha energia criativa.
Então imaginem o meu entusiasmo agora quando eu adicionar ao meu CV: Directora Criativa! 😂😂 sim, ela é contadora de histórias e ela direciona Criatividade. Ela sou eu 💁🏿♀️👸🏿 Eliana N´Zualo
E aí gostou? Portanto, no Dia Mulher Moçambicana indique e compartilhe esse texto assim como nos indique mais viajantes pretas moçambicanas ou de países africanos que precisamos compartilharmos aos 4 cantos do mundo.
Dessa forma deixamos o nosso e-mail para que envie texto ou sugestões: bitongatravel@gmail.com