Final de ano e as celebrações acontecem por todas as partes do mundo e não seria diferente no continente africano, quer dizer espera, nem todos celebram o início do ano neste calendário gregoriano como é o caso da Etiópia.
Neste texto queremos apresentar como são as festas de final de ano em alguns países da África.
Ano Novo Etíope
Na Etiópia usa-se o Calendário Etíope, também chamado de Calendário Eritreu, é uma variação do Calendário Juliano e tem doze meses de 30 dias e um mês com apenas seis dias. Celebrado no dia 11 ou 12 de setembro, sempre muda dependendo se o ano é bissexto. Podemos dizer que tudo encontra-se na devida paz na Etiópia neste momento
Natal em Moçambique
Precisamos dizer que o dia 25/12 é denominado dia da família, mas com a diversidade religiosa, celebra-se o Natal e com a tradição de não se comer carne no dia 24 por respeito ao sangue que foi derramado por uma mulher ao gerar o menino Jesus, o prato principal da região central do país é M´Pirichiri que é o mais esperado no ano inteiro e ser comido com o pão.
Das peculiaridades do Natal deixamos um vídeo que a correspondente Rebecca Alethéia e Marcelino contam são os costumes e as curiosidades do Natal / Dia da Família em Moçambique.
Costumes Natalinos em Moçambique
Kwanzaa
A Kwanzaa é uma celebração pan-africana, que valoriza a união e a cultura afrodescendente, de modo a celebrar e fortalecer a nossa cultura africana. Acontece do dia 26 de dezembro ao dia 1 de janeiro. A youtuber e correspondente Yolanda Frutuoso dá a letra no Afrobetizando com um pouco da história da Kwanzaa.
Esperamos que tenham gostado dessas curiosidades.
Feliz kwanzaa, feliz dia da família, feliz natal!