Kwanzaa Imani

Vamos celebrar a Kwanzaa? – Dia 7 IMANI – Fé

Em primeiro lugar, feliz Ano Novo! Seja bem vinda, bem vindo e bem vindes de volta para o nosso último dia de celebração da Kwanzaa. Na data de hoje iremos refletir sobre princípio da Kwanzaa, IMANI que significa fé.

Antes de mais nada, caso ainda não saiba o que é a Kwanzaa. É uma celebração criada pelo Professor Dr. Maulana Karenga, realizada por algumas comunidades afro-americanas da Diáspora Africana desde 1966. Sem nenhuma ligação religiosa e muito menos vem como substituição ao Natal.

Kwanzaa oferece um novo diálogo sobre a cultura negra, sobre nossas contribuições positivas para o mundo, e não apenas o estigma negativo da raça

Dr. Adam Clark

No dia anterior da nossa celebração da Kwanzaa, falamos sobre a KUUMBA, que é sobre a criatividade. Caso não tenha lido, deixo o link para que possa fazer essa leitura.

6º princípio Kwanzaa – Kuumba – Criatividade

Sétimo princípio da Kwanzaa – IMANI – fé

No contexto da espiritualidade africana, ela começa com uma crença no Criador, ou seja, na positividade da criação e logicamente leva a uma crença na bondade e possibilidade essenciais da personalidade humana.

Pois, em todas as tradições espirituais africanas do Egito em diante, é ensinado que somos a imagem do Criador, portanto capazes de retidão e criatividade através de autodomínio e desenvolvimento. Portanto, a fé em nós mesmos é a chave aqui: fé em nossa capacidade como humanos de viver em retidão, autocorreção, apoiar, cuidar e ser responsáveis ​​uns pelos outros e, eventualmente, criar uma sociedade justa e boa.

Frantz Fanon disse que devemos inventar, inovar, chegar dentro de nós mesmos e ousar “pôr em marcha um novo homem e mulher”. O mundo e nosso povo estão esperando por algo novo, mais belo e benéfico de nós do que o que um passado de opressão ofereceu.

É neste contexto que podemos certamente falar nossa própria verdade especial ao mundo e dar nossa contribuição única para o avanço da história humana.

Então entenda IMANI: “Para acreditar, de todo o coração, em nosso Criador, nosso povo, nossos pais, nossos professores, nossos líderes e na justiça e vitória de nossa luta.”

Exercício e reflexão do dia

Por fim, chegamos ao último princípio, FÉ! Não é sobre religião é sobre acreditar! A fé move montanhas não será possível praticar a Unidade, Autodeterminação Trabalho Coletivo e Responsabilidade, Economia Cooperativa, Propósito, Criatividade sem a Fé.

A Fé, também é luta! Sendo assim, 365 dias para colocar em ação todos os princípios e acreditar em você e que todas as forças desse universo culminam para o seu, o nosso sucesso. Como dizem: acredite no seu Asé, todos os dias são novos recomeços.

Deixo a música do dia para vocês:

Imani – Música

Enfim, terminamos quer dizer, iniciamos aqui um ano imersos nos princípios da Kwanzaa que 2021 possa ser um ano em que todos os princípios possam ser vividos.

Agradeço e me despeço na certeza que foi transformador para mim, assim como para você.

Esse texto foi escrito por Rebecca Aletheia.

Rebecca Alethéia

Idealizadora e Correspondente da Bitonga Travel. Amante de histórias reais, da simplicidade da vida e aventuras, tem como lema de vida a Sankofa – “voltando ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *