Resgatar as histórias de sucesso e libertação dos nossos ancestrais é muito importante para termos a noção de que sucesso e liberdade também nos pertence. A história de Chico Rei, também conhecido como Galanga, é uma dessas histórias que nos inspira a luta pela libertação dos corpos negros, a luta pela independência financeira, a luta pela resistência da ancestralidade africana e tantas outras lutas. Galanga era um Monarca em sua tribo no Congo quando foi sequestrado e trazido em um navio negreiro ao Brasil com sua família. Ele teve a filha e a mulher jogadas ao mar durante a travessia, chegando ao Brasil apenas com o seu filho.
Após anos de trabalho escravo nas Minas de Ouro no estado de Minas Gerais, ele conseguiu esconder e juntar ouro suficiente para comprar a sua alforria. Uma vez alforriado, ele usou todo o seu conhecimento para auxiliar, orientar e guiar outros negros e negras para que também tivessem sua auforria. Hoje a cidade de Ouro Preto guarda locais históricos criados por e para negros, reverenciando os símbolos de diversos países africanos, o sincretismo religioso, a astúcia dos nossos ao conseguirem ascender financeiramente bem embaixo do nariz dos senhores de engenho.
Convidamos a todas mulheres negras que estiverem em Ouro Preto no dia 19/04/2019 a fazermos uma caminhada pela cidade para revisitar e resgatar essa história de sucesso, luta e resistência negra.
Saída 09h, da praça Antônio dias, número 14 (Freedom Hostel – Viva Chico Rei)Telefone: (031) 9436-3059 (WhatsApp)
Mais informações www.bitongatravel.com
Viva Chico Rei, Viva Galanga.
Por Beatriz Santos de Souza