Participe da oficina “A escrita de nós” – dirigida por Julia Motta.
Julia Motta, relaciona a escrita e vivência buscando romper com processos de silenciamento, numa ideia de descolonizar nossas produções de escrito e memória.
Dessa forma, a proposta da oficina é transferir nossas histórias para dentro do registro, sendo ele norteador das nossas narrativas. Para abrilhantar esse movimento debateremos sobre duas mulheres negras responsáveis por uma perspectiva negra e interseccional pela qual a Poeta Júlia Motta é devota e pesquisadora.
Aprenderemos com Audre Lorde e Conceição Evaristo assim também entre outras mulheres negras e suas obras em foco abordadaremos no curso. Além de oferecer a pesquisa e introdução da memória e narrativas literárias negras. A oficina irá desenvolver dinâmicas de escrita pessoal e coletiva para dar um “play” nas nossas histórias e registros, ocupando e resgatando nosso lugar de protagonista.
Aula 1- Perspectiva Literária: Audre Lorde
Esse primeiro momento será apresentando uma pesquisa que perpassa sobre interseccionalidade, a palavra enquanto manifesto e nosso corpo no mundo; entendo sobre tudo aquilo que nos rodeia e participa de nosso repertório de vida, observando com cuidado sobre quais rumos tomam as nossas narrativas. Sendo assim, nesse encontro esculpiremos as possibilidades de escrita, de palavras e poesias. Apresentando dentro do referencial de Audre Lorde, o poder da palavra e rompimento do silenciamento, através da dinâmica e exercício autoral de Júlia Motta.
Aula 2- Perspectiva Literária: Conceição Evaristo
O objetivo desse encontro é dialogarmos com a escrevivência e nutrimos desse conceito, colocando em prática. Conduzindo nossa escrita para um lugar de pertencimento, sendo capaz de transgredir nosso pensamento na validação de nossos caminhos, nossas histórias iniciais, histórias ancestrais e para onde queremos ir. Oferecendo uma dinâmica de produção individual e coletiva “A escrita de nós” e partilha de escrevivências.
Inscrição
Dessa forma, o curso acontecerá nos dias 06/05/2023 e 13/05/2023 das 11 às 13h
Para participar do curso inscreva-se no Link!
Sobre a Idealizadora e Facilitadora organizadora da Oficina
POETA JÚLIA MOTTA – @poetajuliamotta
Artista, poeta Marginal, arte educadora, graduanda em pedagogia e monitora cultural em atuação desde 2018 com a primeira publicação independente do livro “Resistir para existir” e oficinas gratuitas sobre a poesia marginal, escrevivência e escrita criativa, entre eles nasce o projeto neste mesmo ano conhecidos como grupos de estudos: “versos de resistência” e escrita criativa infanto-juvenil “sonhar com as mãos” atuante desde então, com sarau, oficinas, aulas virtuais e e-book lançado. Desde muito cedo, aos 16 anos, recebeu o prêmio destaque cultural na categoria narrativa e literatura oral (Santa Bárbara d’Oeste/SP), aos 17 medalha zumbi de palmares (Santa Bárbara d’Oeste/SP) e recitar verso vivo na categoria melhor poema de autor barbarense. Conquistou o 1•lugar no concurso popular de poesia feminina, entre outras realizações durante sua trajetória.
Por fim, e não menos importante a poeta Júlia Motta atuante através da Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro. Assim como, com foco em incentivar e espalhar poesia para sua comunidade sentir-se representados. A mesma atua com poesia negra e feminina carregando fortemente a diáspora africana e suas influências.