2 de março, é Dia da mulher Angolana, este dia é alusivo em reconhecimento ao papel das mulheres angolanas desempenhado na luta de resistência do seu povo contra a ocupação colonial portuguesa.
Nesta data mulheres angolanas importantes fizeram história como representativos dos feitos heróicos da rainha Ginga Mbandi, num passado distante, e de Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Engrácia dos Santos, Teresa Afonso, Lucrécia Paim e outras célebre anónimas.
A Organização da Mulher Angolana (OMA), criada em 1962 como ala feminina do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), teve uma influência crucial no apoio às forças guerrilheiras dentro e fora de Angola.
No dia da mulher Angolana, destacaremos 4 perfils de Instagram de mulheres negras viajantes angolanas que estão a se mover, percorrer e pertencer. Não é de hoje, é milenar, mulheres negras viajantes existem, resistem diariamente pelas estradas, rodoviárias, ferroviária e avião.
Reconhecer que a trajetória de uma mulheres negras e africanas tem o seu diferencial e muita ancestralidade.
1. Maria Borges
Modelo, empreendedora visionária mulher africana que inspira e motiva pessoas por onde passa, até mesmo na passarelas.
https://instagram.com/iammariaborges/
2. Tatiana
Viajante sola por mais de 23 países, esbanja experiências magnífica ao redor do mundo e pelo continente africano, correspondente Bitonga Travel. Um perfil incrível para se inspirar e se apaixonar por essa mulher é por suas viagens.
https://instagram.com/piecesoftati/
3. Niria Gomes
Uma mulher que além de empreender, faz do seu país o seu melhor roteiro esbanjando duplamente a beleza local.
https://instagram.com/nicanela/
4. Mer lina
A dona do sorriso, da beleza e das viagens maravilhosas. Aquele perfil que é encantador.
Que orgulho de ser Angolana