Após viver 1 ano na Beira, Província de Sofala – Moçambique, deixo a minha singela contribuição de 21 lugares para visitar na Beira.
Leia também: Afroturismo: 5 Destinos Internacionais para Conhecer em 2023.
Talvez muitos moçambicanos e estrangeiros não consigam enxergar tanta beleza na Beira, portanto compartilho um pouco de lugares para se visitar na Beira.
1. Estação de comboio CFM (Caminhos de Ferro de Moçambique
As estações de ferro de Maputo não deixam a deseja, quem já visitou sabe muito bem do que estou falando e na Beira não é diferente.
Esta linha ferroviária liga os distritos de Sofala e as Províncias de Tete e Quelimane. Caso queira ir à outro distrito encontre informações completas site da CFM.
Em frente a estação de trem/comboio é cenário das manifestações e celebração de grandes datas festivas como dia do trabalhador, shows e eventos.
Ao lado esquerdo é possível encontrar o Porto da Beira onde faz todo o recebimento e envio de cargas e produtos vindo de boa parte do mundo.
2. Campo de futebol do Ferroviário da Beira
Aos amantes de futebol como eu, não podem deixar de ir ao Clube Ferroviário da Beira, cenário de grandes clássicos e ser movido pelo som dos batuques pela torcida organizada.
É lindo ver mulheres tocando assim como vibrando por cada passe de bola.
A entrada principal ao campo assim como a bilheteria e a loja de venda dos produtos esportivos dão mais charme ao Caldeirão do Chiveve.
3. Pavilhão de desportos do Ferroviário da Beira
Como parte do complexo esportivo, nem só de futebol vive o esporte, nesta área irás encontrar a quadra de futebol de salão, basquete, volei entre outros. Se calhar poderá desfrutar de shows neste espaço.
4. Praça do Município
A praça do Município é como ir à Cuba, nos finais de semana o local é marcado pelas fotos casamentos, noivas, noivos, madrinhas e padrinhos vestidos de capulana.
Dá para inspirar em looks magníficos assim como se animar para casar ou renovar os votos.
A praça conta com chafariz ligado e o melhor dia é ir nos finais de semana, durante a semana a praça é comercial.
5. Mercado Chaimite
Sabe aquele mercado municipal que são para as compras desde alimentícios, artesanatos e roupas? Aqui é o lugar, você poderá comparar artes esculpidas na madeira.
O Senhor David sempre me recebeu bem em sua loja assim como me mostrou muitas artes moçambicanas e fazer preços ótimos para aquelas lembranças de todos os lugares de Moçambique.
6. Banco de Moçambique
Ao sair do Mercado, passe em frente ao Banco de Moçambique um belo cenário de arquitetura do tempo da colonização por essa área ou zona como dizem os Moçambicanos,.
Atenção é proibido tirar foto do banco.
7. Casa dos Artistas
Antes de chegar na casa do artista na rua de trás, próximo da esquina você encontrará um mural de mostrar uma arte que tem na parede sobre a província de Sofala.
Na casa dos Artistas é possível encontrar exposições, eventos, filmes e feiras neste lugar. Um ótimo local para visitar na cidade e tem a possibilidade de fazer eventos por lá.
8. Muralha
Eu sempre digo que o meu lugar favorito para contemplar o por do sol é na Muralha, ver o sol inteiramente no mar e os navios entrando e saindo do porto tornam o cenário ser cena de filme.
9. Casa de Cultura
A Casa de Cultura da Beira o polo cultural, logo na entrada você irá se deparar com o mural épico de Malangatana – Valente Ngwenya “Vovó Xipangara está Zangada” pintado em 1970 restaurado em 2016.
É neste lugar que você irá encontrar aulas de dança, capoeira, moda, canto, artesanatos, gastronomia.
10. Rua das árvores na Ponta Gea
Localizada na Rua Eduardo Mondlane, rua da catedral, você irá estar na rua mais linda da Beira na minha concepção onde as árvores tomam conta de uma ponta à outra, a arquitetura da rua também não deixam a desejar, vale à pena caminhar por essa rua.
11. Catedral
A charmosa catedral da Beira também é um ponto a ser visitado na cidade, paragem obrigatória.
12. Universidade Católica de Moçambique
A UCM como conhecida está situada na GEA deixando como um ponto a ser contemplado ou ver a agitação dos estudantes pela área. Uma bela arquitetura.
13. Colégio Acadêmico / Escola Portuguesa
Conhecido por um ou pelo outro nome estão todas na mesma praça e rotunda. Vale a pena dar uma passada por lá, alias é caminho
14. CUCA
Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA, é um prédio da universidade que como o próprio nome já diz tem uma belissima fachada
Teu convido para que vá admirar o mural que tem ao lado do prédio, você irá encontrar com essa arte da foto.
15. Grande Hotel
O Grande Hotel Beira foi um hotel de luxo localizado na cidade da Beira, em Moçambique, funcional entre os anos de 1955 e 1963.
Após esse período, continuou sendo utilizado durante a década de 1960 como um centro de conferências, bem como sua grande piscina. Durante a Guerra Civil de Moçambique (1977-1992), contudo, tornou-se um campo de refugiados.
Atualmente, o antigo hotel está ocupado por cerca de 3.500 pessoas[1] que vivem em condições precárias.
Recomendo o documentário Hospedes da Noite de Licínio Azevedo o cineasta moçambicano retratando essa história.
16. Orla Miramar – Rua do Miramar
No fim da tarde poder passear pelo Miramar e contemplar o belíssimo por do sol é um ótimo lugar para os dias quentes de verão. Você encontrará sempre movimentada aos finais de semana de dia e de noite
17. Praça da Independência
A praça da Independência com a estátua de Samora Machel fazem parte também da cidade trazendo lembranças de um passado recente.
18. Mesquitas
As religiões em Moçambique são algo que vivem em harmonia e dão lugar a fé e sincretismo à todos.
As mesquitas dão destaque para a cidade, assim como no percurso da praça da independência ao Estoril você irá encontrar duas belíssimas mesquitas.
19. Estoril – Farol
O Farol da cidade nas cores vermelha e branca é possível ser avistada pela rua principal sentido praça da independência ao Estorial, chama atenção por si só, porém tem que pedir autorização para subir à secretaria de turismo e é gratuita a entrada.
Este farol foi construído em 1920, atualmente não está em atividade devido ao ciclone IDAI, porém é possível subir e visitar.
São 108 degraus mas tem uma vista que como diriam os moçambicanos, ANIMA!
20. Navio naufragado
Logo à frente do Farol ou atrás depende do ponto de vista você irá encontrar um navio naufragado, que há quem diga que foi antes de 1956, mas a data exata não se tem…
Um ótimo cenário para belas fotografias.
21. Txilar no Estoril
Chegando no 21º lugar para se visitar na Beira, nada mais justo do que sentar em uma barraca e txilar, o Estoril é local mais famoso pela carne de porco, eé possível encontrar outras opções de comida na brasa e com o delicioso tempero moçambicano.
Provar as cervejas do país como Manica, 2M, Txilar e a Impala – o sabor das nossas machambas da Machamba – Impala de milho ou de Mandioca vale a pena experimentar.
Após escrever esse extenso roteiro, 21 lugares para se visitar na Beira, deixo o contato de 2 Xhopelistas que irão te auxiliar a realizar esse roteiro de um lado.
Assim como o meu vídeo no canal do Youtube percorrendo por esses pontos turísticos da cidade.
Obaah…que bela descrição. Fico feliz por conhecer cada um desses maravilhosos lugares.
Falta-me mesmo subir ao farol do macuti.
Bjs
belo orzote do meu pais
Excelente
Adorei bastante,és muito linda e extrovertida,criativa.
Lindos lugares e nem parece em Moçambique
A cidade da Beira e Sofala em geral é um lugar incrível….
Povo lindo e humilde de coração.
Você bem sabe do que estamos falando! Sim amo este lugar e principalmente as pessoas que fazem dele ser especial. Abraços, Rebecca Aletheia
Eu sou natural da Beira e apesar de estar a viver no Maputo, visito a Beira anualmente, deliciando suas praias, gastronomia e lugares históricos.
belo orzote do meu pais