Escrevi esse texto no final do ano, sentia que precisava me encontrar com as águas doces e via nas águas esse encontro de equilíbrio, limpeza e cuidado. Estava vindo de uma dinâmica de excesso de trabalho e meu corpo pedia pausa e calma. E esse sentimento transbordou de mim com o texto “Eu, filha das águas”
Sou uma flor que caiu da jangada Com o balançar das ondas Que acalmam Puxam Afundam A mesma água Força que me acolhe em seu ventre Molha a minha negra pela em dias de sol e em dias de chuva me engole me quebra me transforma Transmuta A mesma água Aquela que com força explode represas e em sua intensidade destrói tudo pelo caminho Não deixa pedra sobre pedra Água Água que quando passa tudo transforma Tudo contorna Seu sorriso é calma é doce alegria e contorno, entorno da tristeza A mesma água que é mar revolto que sufoca Afoga rebentos em sentimentos Cura é vida Renascimento Cuidado Afeto Daqui de dentro De perto-longe Imersa Observo Sou a flor que caiu da jangada Que é tudo nada imensidão da vida o mistério envolta nessas águas quentes do mar-maré Afundei num lamacento rio De cura e fé Onde eu era tudo e nada Onde eu era imensidão-vazio e aprendi a ser como água Flutuar e viajar por correntes diversas fluir em dias quentes e outros frias Por vezes calmas e em outras intensa como furacão Alguns dias contornando e em outras apenas insistente Me vi água Me reconheci água Sempre fui Só anos depois entendi que precisei Realmente precisei Cair daquela jangada Para me ver me perder entender me encontrar
Conheça as dicas para desfrutar a cidade do sabor – Cali por Natasha Gabrieli. Aqui você encontrará tudo que você precisa saber sobre a capital da salsa.
Quando você pensa na Colômbia tenho certeza que coisas como águas azuis do caribe, assim como o café delicioso, Shakira e Maluma devem vir à sua cabeça. Acontece que o país tem muito mais coisas para oferecer, não só em termos de música, mas de gastronomia, cultura e belezas naturais exuberantes.
Tenho a sensação que a Colômbia ainda não é um destino muito explorado por brasileiras e brasileiros, fora do eixo Cartagena x San Andres. E é por isso que estou aqui para contar tudo para vocês sobre um dos meus lugares preferidos no país: Cali.
Cali é Cali
Em primeiro lugar, vale dizer que Cali está situada mais ao sul da Colômbia, em um departamento chamado Valle del Cauca. É a segunda cidade com a maior população negra da América Latina (só perde para a linda Salvador).
Cali é conhecida mundialmente como a capital da salsa, mas te garanto que há muito mais coisas que deve conhecer por lá. Por ter uma influência muito grande da costa do Pacífico, você vai poder se deliciar ao som dos tambores africanos, uma boa dose da bebida afrodisíaca Viche e sair para curtir uma noitada com muito dancehall.
E a melhor dica que eu posso te dar é: conheça as pessoas locais. Bata um papo com as pessoas que encontrar no mercado, nas festas, na fila do ônibus. As pessoas são a maior riqueza de Cali, elas são uma “chimba”!
O que fazer
1. Walking Tour
Digo e repito sempre: fazer um walking tour é a melhor experiência para se inteirar sobre a história local, para conhecer pontos importantes e ter as principais dicas do que rola na cidade. O walking tour de Cali te levará para lugares como: Iglesia La Merced, El Boulevard del Río, Iglesia La Ermita Plazoleta San Francisco, Plaza Cayzedo e Jairo Varela.
Fiz o meu tour com o Mario e super recomendo o seu trabalho. @karlsperez1992 – custo do tour 40.000COP
2. Tour Gastronômico (Food Walking Tour)
Já parou para pensar que se você não fizer uma experiência gastronômica com uma pessoa local, as possibilidades de você se aventurar com comidas ou bebidas que você nunca ouviu falar são muito menores? O tour gastronômico vai te apresentar a mais de vinte tipos de comidas, bebidas e frutas regionais, dessa forma, além de te contar um pouco mais sobre a história de lugares como o bairro San Antonio e o Mercado Alameda. Eu também fiz esse tour com o Mario e reforço a minha indicação com @karlsperez1992 – custo do tour 70.000COP com tudo incluso. E se fechar o pacote com os dois tours ganha descontinho.
3. Aulas de Salsa
Aulas de salsa – Cali Colômbia por Natasha Gabrieli
Ir a Cali e não dançar salsa, quer dizer que você não esteve em Cali. Fazer aulas de salsa é super divertido e te preparada para as noites nas salsotecas. – Um pacote com 10 aulas custa em média 350.000COP – uma aula avulsa custa em média 60.000COP
4. Visite os Clubes de Salsa
Clubes de Salsa – Cali dicas desfrutar cidade po Natasha Gabrieli
Já que você se preparou para isso, visite os clubes de salsa e se permita dançar muito. A regra é: divirta-se! Não importa o quão avançada estão suas habilidades de salsa.
Cali dicas desfrutar cidade – La Linterna – por Natasha GabrieliLa Linterna – Cali dicas desfrutar cidade po Natasha Gabrieli
La Linterna é responsável pela impressão de lindos pôsteres no estilo lambe-lambe e realiza o trabalho de maneira totalmente artesanal. Uma super dica para comprar uma lembrança para levar para amigos ou até para colocar em casa.
6. Parque de los Gatos
gata – Parque de los gatos – Foto arquivo pessoal de Natasha GabrieliParque de los gatos – Foto do arquivo pessoal de Natasha Gabrieli
Os caleños têm uma relação muito íntima e mística com os gatos, não é para menos que tem um parque dedicado a eles. O famoso Gato do Rio e suas namoradas te esperam cheios de histórias para contar. Mas tranquilo que eles são esculturas! hihihihi
7. Cerro de Las Tres Cruces
Tres Cruces – Cali – Colômbia
Segundo lendas populares de Cali, três cruzes foram colocadas no alto da colina para espantar uma maldição posta pelo diabo. Histórias à parte, para as pessoas que gostam de fazer trilha e de estar em contato com a natureza, a subida ao Cerro é uma ótima pedida. Além de se exercitar, vai garantir uma vista panorâmica da cidade.
Com duração de aproximadamente 1h30 de subida com nível de dificuldade moderado. A dica aqui é roupas e calçados confortáveis, protetor solar e muita hidratação. Ah, no alto da colina há vendedores de sucos naturais para refrescar.
8. Parque San Antonio
San Antonio – Cali Colômbia – Natasha GabrieliIgreja San Antonio – Cali Colômbia – foto arquivo pessoal de Natasha Gabrielli
San Antonio é um bairro colonial e super charmoso, com suas casas coloridas, grafites e histórias. Lá você vai encontrar restaurantes super legais, cafés deliciosos e o famoso Parque San Antonio. O parque fica no alto de uma ladeira o que dá uma visão super privilegiada de Cali e tem uma igrejinha que é patrimônio cultural e cartão postal da cidade.
Minha dica aqui é tomar uma deliciosa limonada de café no Macondo por 12.000COP.
9. Calle del Pecado
Calle del pecado – Cali Colômbia foto arquivo pessoal de Natasha Gabrieli
Todas as sextas-feiras a partir das 21h moradores e turistas se reúnem para uma festa na rua, ao som de muita salsa e muita diversão. A festa começou em meio a pandemia quando não se podia estar em locais fechados, os caleños não podiam ficar sem dançar sua sagrada salsa, então, começaram a fazer a festa ao ar livre. Hoje se tornou permanente e experiência cultural OBRIGATÓRIA para celebrar todo o sabor que a cidade tem a oferecer. – entrada 2.000COP
Por fim, e não menos importante o Mulato Cabaret é um espaço cultural que homenageia a salsa caleña com apresentações de pessoas dançarinas profissionais. Aqui você vai poder vivenciar o espetáculo de dança, terá a oportunidade de dançar com profissionais e ainda curtir um ambiente super descolado. Para ir ao cabaré é necessário se vestir bem, nada de chinelos ou bermuda para os homens. A entrada custa de 20.000 – 60.000 COP, depende do lugar que sentar com consumação mínima e o dia mais recomendado para visitar é aos domingos.
11. O que comer ou beber
Aqui vai uma listinha com recomendações do que experimentar em Cali.
Arepa
Cholado
Empanada
Tamal (meu queridinho nº 1)
Lulada
Champu
Papa Rellena
Sancocho
Chontaduro
Pandebono
Boñuelo
Limonada de Coco (meu queridinho nº 2)
Viche ou Curao
Limonada de café
Onde se hospedar
Os bairros San Antonio, Miraflores, San Fernando e San Cayetano são os bairros que mais recomendo se hospedar na cidade. São bem localizados, próximos aos principais pontos turísticos e mais seguros.
Eu fiquei hospedada no La Palmera Hostel & Coffee Shop e de longe foi uma das melhores experiências da minha vida. (Talvez por isso fiquei 4 meses por lá o.O) @lapalmerahostel
Quando visitar
Qualquer época é época de visitar Cali, mas há algumas que são ainda mais especiais que outras. Se liga:
Entre os dias de Natal e Ano Novo acontecea Feria de Cali, são cinco dias que toda a cidade está celebrando a salsa e você pode curtir diversas festas com entrada franca ou paga.
Em outubro acontece o Festival Mundial de Salsa, com competidores de diversos lugares do mundo, é possível assistir de maneira gratuita as competições de bailarines profissionais e escolher suas preferências para torcer
O mês de agosto é época de celebrar o Festival de Música del Pacífico Petronio Alvarez, o festival de cultura afro mais representativo da América Latina. Um espaço de resistência, protagonismo e celebração da cultura negra.
Se você é amante de Brechós, conheça os 7 melhores no Centro de São Paulo e renove o seu guarda-roupa.
Em primeiro lugar, preciso dizer que fui na missão de garimpar roupas para homens, logo eu uma mulher! Mas rolou e me surpreendeu então esse blog é para homens e mulheres.
Recentemente falamos sobre um mundo compartilhado, que compartilhar é uma prática ancestral e gostaria de mostrar neste blog, 7 brechós no Centro da cidade de São Paulo que são belíssimos e com curadoria incrível! Vamos?
Outro ponto importante é que Brechó tem que ir com calma, ou seja, garimpo!
Quando falamos Brechós do Centro de São Paulo, estamos falando da região da República e Arouche, ok? Coloque um tênis confortável e vamos!
Localizado no Edifício Santa Vitória na Rua Dom Jose de Barros, 337 esquina com a rua São João, costumo dizer ser o reduto de Brechós que poucas pessoas conhecem.
Sem delongas vamos começar esse tour pelos brechós do centro da cidade de São Paulo?
Um brechó bem confortável, que reune peças incríveis e variadas para se apaixonar, com uma linda vista para o largo do Paissandú e a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Sem focar muito na paísagem, vale super apreciar as roupas.
Hey galera do R&B, hip hop, corre aqui! Wow esse espaço é incrível, certeza que vcs vão amar. Eles fem peças exclusivas da gringa, assim que fala, certo? Os tênis, camisas são incríveis e vale.
Esse brechó tem além de muita variedade, o coletivo reúne peças autorais e garimpos, tanto pra homens quanto pra mulheres, a vibe do espaço é ótima e não dá vontade de ir embora.
O brechó Calçada Supply também está no prédio dos redultos dos brechós, ou seja, e vale à pena dar aquela passadinha, é possível encontrar pelas masculinas.
Esse lugar eu realmente fiquei de queixo caído com a quantidade de coisas que eles tem, se o Brecho antiguidades novas tinha tudo do R&B, Hip Hop e do universo do Basquete, aqui pra galera do Skate é possivel pirar por aqui. Eu não sou desse universo e amei, então já sabe! Vale cada minuto também nesse Brechó.
Um luxo de brechó na cidade de São Paulo e pasmem, além da super vista para a praça da República tem um espaço incrível pra um café, assim como vários cantinhos Instagramáveis. Além de ter preços acessíveis de peças e acessórios pra deixar qualquer pessoa fissurada, isso sem contar do atendimento nota mil da equipe.
Por fim, e não menos importante, o Brechó Colméias com 3 andares de acervo e um lindo lugar para aquela garimpada, o brechó reune vários empreendedores do ramo e dão um charme ao largo do Arouche. O espaço conta com uma cafeteria o que é possível passar horas garimpando.
E aí gostou de conhecer todos esses brechós do centro da cidade de São Paulo? Gostaria de indicar mais algum?