Conhecer a nossa história, aquelas muitas às vezes nunca contada nos livros e muito menos nas escolas, tomam espaços pelas ruas da cidade e viram além de um museu à céu aberto viraram viagens, dentro da nossa cidade, estado e país. Deixamos aqui sugestão de 7 caminhadas Negras pelo Brasil que você não deve ficar de fora.
Caminhada Salvador Negra — janeiro 2020
A Caminhada Salvador Negra vai te levar para conhecer melhor a história e cultura da primeira capital do Brasil, que tem o maior percentual de pessoas negras. A narrativa começa pelo período da escravização, passando por pontos como capoeira, religiões de matriz africana, irmandade dos homens pretos, carnaval, blocos afros e afro empreendedorismo, além de personagens negros importantes da cidade.
O local de saída será em frente ao Palácio do Governo, percorrendo pontos do Pelourinho, principais pontos turístico da cidade, passando por locais como Museu Afro, Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, blocos afros, entre outros. O percurso é conduzido pelo jornalista Guilherme Soares Dias, pelo fotógrafo e produtor cultural Heitor Salatiel, além de participações especiais a cada saída.
A primeira saída vai ocorrer dia 11 de janeiro, sábado, às 10h, saindo do Palácio do governo. Praça Tomé de Souza, S/N – Centro (em frente ao elevador Lacerda)
Duração 3h e custa R$ 50.
Reserva online pelo:
https://diaspora.black/produto/caminhada-salvador-negra/
Caminhada São Paulo Negra
A caminhada relembra pontos importantes da história da população negra na cidade de São Paulo, como é o caso da Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, a estátua da mãe preta, a Igreja Nossa Senhora dos Enforcados, Igreja dos Aflitos, do antigo Pelourinho e do antigo Morro da Forca, no bairro da Liberdade.
A caminhada sempre traz surpresas e pontos diferentes de locais de saída, assim como conta a história de referências negras importantes, que foram e são invisibilizadas na História de São Paulo e Brasil, como é o caso da escritora Carolina Maria de Jesus, do jornalista, advogado, poeta e patrono da abolição Luiz Gama e o arquiteto Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas.
Na caminhada você irá encontrar parte da história da migração africana atual, a ritmos musicais e movimentos negros. A caminhada é realizada pela Black Bird e os ingressos são disponíveis pelo site https://diaspora.black/
Fique de olho nas datas de saída
Tour Raízes do Samba – SP
O Tour Raízes do Samba é um passeio realizado no centro de São Paulo que conta um pouco sobre a história do samba paulista!
Um rico aprendizado teórico e prático sobre a história deste estilo musical na cidade de São Paulo e Brasil, resgatando as raízes negras, através de uma caminhada turística pelo centro da cidade, o berço do samba Paulista, e ao final os participantes têm direito a uma descontraída aula de samba no pé!
https://www.instagram.com/_touraizesdosamba/
Fique de olho em https://diaspora.black/
Pequena África – RJ
Conhecer alguns dos locais da cidade do Rio de Janeiro denominada de Pequena África pelo artista e sambista Heitor dos Prazeres no início do século XX. Estes locais fazem parte do Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. Divulgada em livros, letras de música e enredos de escolas de samba, a expressão “Pequena África” passou a identificar parte significativa da zona portuária da cidade, onde a presença africana e o patrimônio cultural negro marcaram para sempre a história não apenas do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil.
Informações: Telefone: (21) 99409-7054 (whats app) E-mail: contato@soumaiscarioca.com.br Instagram: @soumaiscarioca
Facebook www.facebook.com/soumaiscarioca /
Site: www.soumaiscarioca.com.br
Rota Negra Piracicaba – SP
Após uma ampla pesquisa e conhecimento histórico do Professor Noedi Monteiro e a expertise do turismo de Julia Madeira, surge o Tour Rota Negra Piracicaba ressaltando a importância da história da população negra na cidade de Piracicaba. A caminhada tem oito pontos, entre eles o Pelourinho, esse roteiro tem como objetivo ressignificar territórios negros históricos, que foram espaços e lugares de resistência utilizados para torturas, moradias, exercícios de pessoas escravizadas e que atualmente têm outros significados. Os personagens como o Dr. Preto, André Ferreira Santos (1881-1942), que atendeu inúmeros pacientes da cidade na primeira metade do século 20, também são ressaltados, assim como os patrimônios imateriais da cidade ligados à cultura negra, como é o caso do batuque de umbigada e do samba de lenço.
https://www.instagram.com/auaturismo/
Telefone: +55 19 98377-1933
E-mail: auaturismo@gmail.com
Heroínas Negras do Brasil
Idealizado por Débora Pinheiros, a caminhada realizada por guias mulheres (Juliana Souza e Débora Pinheiros), as mesmas conduzirão o grupo por 10 pontos históricos retratando a história de algumas heroínas negras como Luísa Mahin, ex-escrava e quitandeira envolvida nas revoltas, Carolina de Jesus, escritora, conhecida por seu livro Quarto de despejo, Dandara dos Palmares, guerreira do período colonial, assim como a história de outras mulheres negras, serão cenários desta caminhada. Este tour ainda não teve nenhuma saída, mas promete deixar história.
Aguardem mais informações pelo site www.bitongatravel.com